terça-feira, 22 de maio de 2012

Perigo no elevador


Entro no elevador para pessoas com deficiência e em seguida entra uma moça a me acompanhar. Inicia-se a rotineira conversa de elevador...

- Aí, eu estou tão cansada. Minhas pernas doem. Ainda bem que há esse elevador. 

- Hum, hum.

Nesse momento resolvo guardar o meu bilhete de trem e me atrapalho com o zíper da bolsa.

- Você quer ajuda?

O zíper resolve ceder e eu consigo guardar o bilhete. Com a situação já resolvida, respondo:

- Não, obrigada.

- Você se vira bem, né?

- Nem  sempre. Obrigada por oferecer ajuda.

- Ainda bem que você não acha ruim.

- Não, não vejo problemas. 

- Você estava passeando?

- Não. Estou saindo do trabalho.

- Ah é? Você trabalha? 

- Sim, faz sete anos.

- Pois é... Você aí com deficiência física, com os bracinhos deformados e trabalhando. E o meu marido que fica em casa desanimado com a vida. Ele deveria estar aqui pra te ver.  Saber que tem de seguir em frente mesmo, feliz.  

- E porquê ele está desanimado? (Se arrependimento matasse...).

- Ah, ele já teve dez derrames. Mas ainda devia agradecer a Deus. Porque olha você! Com o corpo todo deformado, nem tem mãos direito! E ele que nem tem nada faltando e nem nada de feio no corpo! Que ele tenha partes do corpo que não se mexem e não consiga andar, eu entendo. As vezes não consegue nem ir ao banheiro sozinho. Mas desanimar?! Você aqui em uma situação beeeeeeem pior que a dele e veja: até trabalha! Eu assisti um testemunho na igreja de um rapaz, sem braços, nem pernas, assim, quase como você. Um toquinho, nem sei como sobrevivia. Mas foi lá e testemunhou na igreja que é feliz e venceu na vida. E é assim que tem de ser! Você já viu esses testemunhos?

- (!!!)

***

Jogar, ou não se jogar na linha de trem: eis a questão.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário