quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Estranhezas de viver

Enquanto lia as três primeiras páginas do Mundo de Sofia, me apeteceu (sim, meu bom leitor, se ainda não percebestes, as coisas me apetecem) de assim como a personagem da história, brincar de filósofa. Apenas não queiram encontrar aqui, nada de profundo ou mesmo valoroso, já que este espaço é apenas uma frustrada tentativa de através de reflexões rasas encantar, com uma pseudo-intelectualidade, meus tão desejados leitores inexistentes. Em outras palavras, uma tentativa inútil de cartese de uma vaidade intelectual sem fundamento e cujo destino almejado é o compartilhamento de experiências que de tão profundamente minhas possam ser, de certa maneira, universais.

Bom, deixemos as desculpas (esfarrapadas!!!) de lado e vamos à inquietação de hoje: Porque nossos desejos sexuais são tão intrinsecamente ligados a um gostar (em uma relação de proporcionalidade: quanto maior o desejo, maior a expectativa de que o ato sexual trará mais satisfação com alguém a quem temos afeto) se é apenas um ato “mecânico”? Explico.

Se o ato, em si, é uma questão de toque, do como gostamos de ser beijados, tocados, onde gostamos de ser tocados, com que intensidade, com que ritmo, com que cheiro, com que sons, enfim, por que importa tanto que haja afeto ou mesmo, em última instância, simpatia?

O ser humano é um bicho estranho, né?! A matemática dos sentimentos não tem a mesma lógica da aritmética. X+Y para nós é igual a X ao quadrado! Idealização de prazer sexual advindo de boa interação na cama tem como condição sine qua non uma coisa que não tem nada a ver, nem com qualidade da “pegada” do parceiro escolhido e nem com compatibilidade de interação! Aliás, retornando este mesmo parágrafo, não somente a lógica dos sentimentos, mas como tal lógica amarra a nossa própria concepção de prazer...as nossas sensações, os nossos sentidos!

Éh....realmente...um bicho muito estranho!

Achou que eu fosse responder a pergunta? Deixa aí! Quem sabe.

3 comentários:

  1. Estou muito confusa
    de que, extamente, a senhora acredita que depende o prazer?
    sim, pq eu sou extremamente dependente dele.

    ResponderExcluir
  2. Não sei. A questão é: porque não saimos fazendo sexo enlouquicidamente com qualquer rapazinho bonitinho ao invés de ficar tentando encontrar além de rapazinhos bonitos, homens interessantes (sei que me entende, quando digo "homens interessantes"). Mas irei reelaborar este texto de forma a ficar mais claro. Tá meio confuso mesmo.

    ResponderExcluir